6 medidas para preparar sua plataforma para Black Friday

Está na hora de começar a pensar sobre a estratégia ideal para que suas plataformas digitais possam aguentar picos de venda da Black Friday, sem deixar de oferecer a melhor experiência aos seus clientes

A Black Friday está programada para o dia 26 de novembro e já é considerada a mais digital de todos os tempos. Isso porque, neste ano, a data será marcada pela estreia do WhatsApp Pay e pela alta do PIX como meios de pagamentos e transferências instantâneas. Além dos novos hábitos de consumo, como o aumento do volume de vendas online, que foram impulsionados pela pandemia.

Segundo o relatório da Neotrust/Compre&Confie, os e-commerces faturaram um total de R$ 7,72 bilhões entre os dias 26 e 30 de novembro de 2020 – período que compreende a véspera da Black Friday até a Cyber Monday. Esse valor representa um aumento de 27,7% em relação a 2019.

O que esperar da Black Friday 2021?

Com a mudança no comportamento dos clientes, é preciso focar em canais de venda on-line e trabalhar com antecedência para garantir que eles não irão falhar diante de um possível aumento exponencial de acessos.

Isso significa que, de certo, a Black Friday de 2021 deverá priorizar a experiência digital dos clientes e, mais do que nunca, será preciso estar preparado para cativar o consumidor durante toda sua jornada de compra.

O desempenho do processamento das transações é característica fundamental dessa experiência digital dos usuários do seu site ou aplicativo. Segundo pesquisa da Unbounce, 70% dos entrevistados admitem que desistem de compras pela lentidão no e-commerce. Além disso, um aumento de apenas 1 segundo no tempo de resposta de sua aplicação pode significar uma perda de 7% na taxa de conversão.

Novos meios de pagamento

As grandes novidades para quem trabalha com vendas online é a estreia do WhatsApp Pay e a alta adesão ao PIX como meios de pagamentos e transferências instantâneas. Isso significará mais agilidade e facilidade para a vida financeira de milhões de brasileiros.

Além disso, o PIX e o WhatsApp Pay podem acabar com uma das principais dores do e-commerce: os pagamentos via boleto bancário. Hoje, muitas compras via boleto não são concluídas, já que, às vezes, o cliente faz o pedido, mas não o paga. E essa desistência gera custos para o vendedor. Em ocasiões como a Black Friday, em que o volume de vendas aumenta consideravelmente, isso provoca prejuízos ainda maiores. 

Mas, apesar de parecer simples, a implementação do PIX poderá provocar grandes alterações na arquitetura de sistemas e segurança da informação. Isso também vale para o WhatsApp Pay, cuja adoção deve seguir uma série de recomendações de segurança.

Como se preparar para a Black Friday?

Para negócios que buscam ótimos resultados na Black Friday, agora é a hora de identificar falhas que impactam a conversão e a experiência do usuário. Pois é a estrutura do ambiente de TI que dará suporte às promoções e campanhas do marketing e da área comercial para impulsionar acessos e vendas. Dessa forma, é importante otimizar os requisitos de performance que garantem que a experiência através de sua plataforma seja a melhor possível.

Para preparar seus ambientes de TI para ocasiões de alto tráfego é preciso pensar na resolução de problemas de desempenho, na otimização da experiência do usuário em toda sua jornada e na prevenção de falhas de segurança.

#1: Invista nas ferramentas certas

Existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a gerenciar e otimizar a performance de sua plataforma. Suítes inteiras de Application Performance Management (APM), monitoração sintéticas e Real User Monitoring (RUM) são fundamentais para entender o comportamento de seus usuários. Como você está monitorando a atividade do usuário final hoje? E o mais importante, se você está monitorando, está tomando alguma ação com base nesses dados? Só a monitoração não resolve o problema.

#2: Crie Baselines do comportamento de seus usuários

Determine os fluxos que impulsionam seus negócios e que serão críticos em dias de picos de acesso. Essas informações podem ser usadas para configurar testes e simular a experiência do usuário em diferentes dispositivos, redes, conexões e locais.

#3:Combine testes, potencialize resultados

Preparar uma plataforma para dias de pico de acesso envolve tanto a análise do desempenho do back-end, como também com a experiência do usuário à medida que a carga do site aumenta, o que está relacionado a performance do front-end.

Dedique-se à revisão da jornada do cliente e garanta que a experiência com o PIX ou com o WhatsApp Pay através de sua plataforma seja a melhor possível.

#4: Revise configurações de segurança

Falhas de segurança em sua plataforma podem ser exploradas, o que compromete os dados de seus clientes e afeta indicadores de performance e disponibilidade. Esse tipo de brecha também pode causar prejuízos financeiros e danos à reputação de sua marca.

#5: Faça as adaptações necessárias

Antes adotar o uso do PIX ou o do WhatsApp Pay, é preciso levar em consideração possíveis atualizações ou otimizações em sua plataforma digital.Certifique-se de seguir as recomendações técnicas para implementá-los, e teste exaustivamente os cenários mais importantes.

#6: Estabeleça um plano de contingência

Apesar de seus melhores esforços, ainda é possível que seu ambiente de TI enfrente um evento imprevisto em um dia de picos de acesso. O que você vai fazer se sua plataforma ficar lenta ou travar? Não deixe de pensar em um plano de negócios direcionado aos usuários e em um plano técnico para colocar seu ambiente de TI de volta nos trilhos o mais rápido possível. Abuse da elasticidade que a nuvem te oferece, mas garanta que sua aplicação está preparada para tal.

Como você irá preparar sua plataforma para a Black Friday?

Tenha em mente que todo esse trabalho deve ser feito com antecedência para que você possa tomar as decisões corretas e tenha tempo para implementá-las. E se seu serviço é multicanal, lembre-se se validar todas as entradas, incluindo aplicativo, site, chatbot etc. Só assim você estará preparado e com um plano adequado para cada um deles.

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