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Cinco passos para adaptar sua empresa para a alteração do CNPJ

Cinco passos para adaptar sua empresa

Uma mudança que está sendo planejada pela Receita Federal desde 2022 e foi anunciada por meio da instrução normativa 2.229, publicada em 15 de outubro de 2024, está cada vez mais perto de acontecer: a alteração do CNPJ para o modelo alfanumérico. Se você quer se antecipar à mudança, siga com a gente neste texto para entender os cinco passos para adaptar sua empresa para a alteração do CNPJ.

A partir de julho de 2026, novos CNPJs serão emitidos no modelo alfanumérico. Os atuais, compostos apenas por números, seguirão válidos. Mas para registrar CNPJs alfanuméricos, sistemas precisarão ser adequados – e você já pode se antecipar à mudança.

A alteração do CNPJ deve-se principalmente ao nível de formalização da economia brasileira, que cresceu e seguirá aumentando, especialmente a partir da vigência da Reforma Tributária. Com o modelo alfanumérico, o número de combinações possíveis do CNPJ salta de 100 milhões para quase 3 bilhões, permitindo que um maior número de Pessoas Jurídicas convivam formalmente no ambiente de negócios do país.

A mudança tem impacto direto na rotina das empresas, principalmente no que se refere ao processamento de informações. Projetos de modernização de aplicações precisarão ser conduzidos para que elas consigam ler o novo modelo alfanumérico, com atenção especial aos dados presentes nas notas fiscais.

Para você não errar na adequação das suas aplicações, apresentamos os cinco passos para adaptar sua empresa para a alteração do CNPJ:

  1. Descoberta inteligente
  2. Construção do plano
  3. Estabelecimento de métricas e indicadores
  4. Implementação
  5. Homologação, testes e suporte

Comece pelo plano

Todo projeto eficaz de modernização de aplicações começa no planejamento – e os planos que funcionam começam com um bom diagnóstico. O plano não precisa ser muito extenso e detalhado, mas deve ser suficiente para apresentar com clareza o nível de esforço que será necessário nas etapas de execução.

1) Descoberta inteligente

A primeira parte, portanto, é o diagnóstico das aplicações. Aqui na Inmetrics chamamos esse primeiro passo de Descoberta Inteligente. É a etapa na qual identificamos e mapeamos onde o CNPJ é utilizado, em todas as dimensões de suas aplicações – nas bases de dados, no backend, no frontend e nas integrações.

Nessa fase fazemos uma análise completa dos bancos de dados, a varredura do backend, a auditoria detalhada do frontend e identificamos as integrações externas. O desafio é fazer o diagnóstico da forma mais ampla possível, analisando a qualidade da documentação atual das aplicações, com especial atenção tanto para as conexões entre as bases de dados quanto para as dependências ocultas entre sistemas.

2) Construção do plano

Finalizado o diagnóstico vamos para o segundo passo, o de construção do plano. Identificamos a criticidade das mudanças para priorizá-las adequadamente, sempre tomando o cuidado de encadeá-las de uma forma que não gere quebras ou paradas nas aplicações.

3) Estabelecimento de métricas e indicadores

Ao final da construção do plano se dá o terceiro passo, o estabelecimento de métricas e indicadores que serão acompanhados para monitorar e avaliar o avanço do processo. O monitoramento abrangente permite identificar rapidamente possíveis gargalos, reduzindo a necessidade de refazer entregas e, consequentemente, aumentando a velocidade do time.

Cinco passos para adaptar sua empresa para a alteração do CNPJ: etapas de implementação e homologação

4) Implementação

No quarto passo implementamos todas as mudanças necessárias. Nessa etapa nossa inteligência artificial avançada será mais utilizada, para que a modernização das aplicações aconteça de forma adequada e acelerada.

Na fase de implementação, realizamos modificações automatizadas de código, atualizamos validações e máscaras, ajustamos APIs e integrações e já procedemos com alguns testes, principalmente os que usam rotinas de automação. Nessa etapa, o diagnóstico é valioso: ele nos indica as máscaras de entrada rígidas, as integrações por meio de APIs externas e a viabilidade da compatibilidade com sistemas antigos.

5) Homologação

Realizada a implementação, vamos para o quinto e último passo, a fase de homologação. Nossa expertise em Engenharia de Qualidade, atestada por sermos uma empresa líder em Continuous Testing no ISG Provider Lens™️Next-Gen ADM Services Brazil 2022, te permite ainda mais tranquilidade na etapa de homologação.

Validamos as aplicações no ambiente oficial da Receita Federal com certificado de conformidade. Nós garantimos que tudo funciona perfeitamente antes do prazo obrigatório por meio de testes abrangentes com dados reais – e é claro, você terá suporte completo ao final do quinto passo.

Nosso time está integralmente orientado a prover nossa solução, gerando valor para sua empresa e reduzindo riscos financeiros e tributários da sua operação. Assim você fique despreocupado diante das possíveis complexidades técnicas da adequação.

Para conhecer detalhadamente ou tirar dúvidas sobre o seu funcionamento, clique aqui e fale conosco!