SAFe: o que é e como o framework ágil pode mudar sua carreira

SAFe: o que é e como o framework ágil pode mudar sua carreira

Certificações do Scaled Agile Framework (SAFe®) estão se tornando valiosas em organizações que buscam implementar a metodologia ágil na gestão de projetos 

O Agile revolucionou a forma como o desenvolvimento de software e o gerenciamento de projetos são feitos, aumentando a demanda por profissionais de TI experientes na metodologia e em suas diversas práticas.  

Para candidatos com mais tempo no mercado e em busca de destaque profissional, há diversas certificações em Agile disponíveis, cada uma oferecendo uma abordagem única para integrar o conhecimento e a competência dos profissionais de TI com a estrutura desses frameworks. 

Mas as certificações, especialmente em uma metodologia como ágil, realmente comprovam competência e proficiência? É possível confiar em credenciais ágeis para avaliar a expertise e experiência de um profissional? E, se você está procurando obter uma certificação dessas, já sabe qual valor sua organização atribui às certificações ágeis no local de trabalho? 

O que é SAFe®? Explicação do Scaled Agile Framework 

Se sua organização está buscando entregar projetos com mais eficiência, reduzir o time to market e gerar mais valor para todas as partes interessadas, o Scaled Agile Framework (SAFe®) é o melhor caminho para você.  

Organizações maiores tendem a se transformarem mais lentamente – e são mais resistentes a mudanças – do que concorrentes menores e mais ágeis. Muito disso pode ser atribuído a questões culturais profundamente enraizadas e a barreiras baseadas em políticas e processos, uma vez que a burocracia tende a florescer em ambientes corporativos maiores. 

Ainda assim, muitas organizações buscam capturar os benefícios do desenvolvimento ágil, para o qual eles podem não ser naturalmente adequados. Por isso, o Scaled Agile Framework (SAFe®) é uma ferramenta poderosa que pode ser adotada para ajudar negócios maiores a superarem problemas que afetam negativamente o sucesso de projetos. 

Por que confiar no Scale Agile Framework?  

As formas tradicionais de trabalho não produzem mais os resultados desejados em nosso mundo em rápida mudança. Por isso, grandes empresas são as que mais sofrem para implementar metodologias ágeis. Uma vez que é mais difícil transformar hierarquias enraizadas e abandonar visões e mentalidades que estão fixadas em alguns processos.   

E nesses casos, as certificações em Agile podem ser valiosas, porque, muitas vezes, as equipes e a liderança de TI ouvirão mais atentamente se sentirem que precisam de conselhos de “especialistas”.  

De acordo com a pesquisa Agile in the Enterprise 2019, do Gartner, o SAFe® é a estrutura de escalonamento ágil empresarial mais utilizada, com 62% das organizações pesquisadas considerando a adoção ou já adotando. Isso porque o SAFe® fornece uma estrutura formal para escalonamento ágil além do nível de equipe, com consistência, previsibilidade e a capacidade de entregar sistemas em grande escala que requerem muitas squads trabalhando juntas. 

Scaled Agile Framework (SAFe®) é um modelo, baseado em Scrum, XP, Lean e muita experiência de campo, para a implementação de práticas ágeis em grande escala. O SAFe® oferece um roteiro e apresenta as melhores práticas para a adoção do método ágil em escala empresarial. Além disso, as certificações SAFe® cobrem todos os aspectos do Agile em escala, desde arquitetura, integração, financiamento, governança e funções. 

O que é a certificação SAFe®? 

As certificações do Scaled Agile Framework (SAFe®) estão se tornando valiosas, pois fornecem um meio válido e confiável de avaliar habilidades, conhecimentos e a mentalidade daqueles que buscam progredir na carreira trabalhando com este framework.  

Obter uma certificação SAFe® demonstra que você possui as competências e os entendimentos necessários para ajudar a sua organização a gerenciar projetos do dia a dia com mais agilidade. Além disso, há diversas certificações SAFe®, agrupadas nos níveis básico, intermediário e avançado. Cada um é direcionado para uma função específica. 

Princípios SAFe® 

O SAFe® é baseado em nove princípios-chave derivados dos princípios Lean-Agile, são eles: 

Como obter uma certificação SAFe® 

A decisão sobre o caminho certo e as certificações que você pode obter deve passar pelo entendimento das necessidades de sua organização, da sua maturidade com o SAFe, além da identificação de lacunas e da compreensão das funções que você desempenhará.  

A Inmetrics é Scaled Agile Bronze Transformation Partner. Somos uma das poucas empresas no Brasil a conquistar essa parceria.   

Entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro, promoveremos o curso Leading SAFe®, que fornece os princípios e práticas para conduzir a transformação Lean-Agile de sua organização com confiança. O curso também oferece a orientação e as ferramentas necessárias para que você atue eficientemente como líder, em ambientes remotos com equipes distribuídas. 

Clique para saber mais e fazer sua inscrição.