Blog

Notícias, novidades e informações sobre o mundo Hard Tech

Gamification para otimizar operações de Tecnologia

Gamification para otimizar operações de Tecnologia

Entenda como projetos de gamification em operações de Tecnologia podem ajudar a aumentar a produtividade e a qualidade das entregas de squads

Na corrida pelo lançamento dos melhores produtos e soluções, não há espaço para atrasos. Somos constantemente desafiados a otimizar operações de Tecnologia e a antecipar a descoberta de problemas, para resolvê-los de forma rápida e reduzir seus impactos no negócio. Nesse cenário, como atuar para obter o mais alto nível de qualidade de forma ágil, clara e estruturada? É aí que entra a aplicação de gamification em operações de Tecnologia.

O que é gamification?

Gamification é o uso de elementos lúdicos em contextos de negócios. A dinâmica da gamificação ajuda a promover recompensas e engajamento em ambientes que necessitam de resultados, seja na interação de equipes internas ou com clientes externos. É um conceito utilizado, em geral, para tornar o aprendizado mais divertido e interativo; otimizar produtividade e eficiência; construir um senso de competição saudável.

Gamification para engajar os times

Gamification não significa transformar o trabalho em uma brincadeira, mas sim oferecer um novo meio para os times se engajarem, através da quantificação do desempenho, ciclos rápidos de feedback e uma sensação clara de progressão.

É por isso que a aplicação de gamification é ideal para otimizar operações de Tecnologia. Em squads que trabalham para lançar plataformas digitais com mais qualidade, velocidade e segurança, a gamificação de alguns processos pode aumentar a produtividade do seu time na construção de novas funcionalidades, na identificação e na correção de falhas e na melhoria da experiência do cliente.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela TalentLMS em 2019, projetos de gamificação em empresas impulsionam índices de motivação dos colaboradores. Segundo o estudo, entre participantes consultados, 89% afirmaram que se sentiriam mais produtivos se suas dinâmicas de trabalho fossem mais gamificadas.

Gamification e Operações de Tecnologia  

É preciso um pouco de criatividade para ser capaz de pensar nas situações pela perspectiva de um usuário e prever problemas, certo? Também para lidar com os diferentes cenários que, muitas vezes, times de desenvolvimento podem não ter considerado, porque, afinal, é assim que normalmente fazemos para encontrar problemas de usabilidade e segurança, por exemplo. A aplicação de gamification para otimizar operações de Tecnologia irá variar de acordo com a estrutura de cada negócio. Mas, na maior parte deles, a aposta é no uso de gamificação em processos de desenvolvimento de softwares, aplicativos ou sistemas que comportem a logística de um jogo.

Uma outra área onde a gamification é bastante utilizada é a de qualidade de software. Quando há um lançamento de um novo aplicativo ou nova versão, é comum liberá-la apenas para um grupo pequeno de usuários e esses usuários “disputam” quem encontra mais defeitos e os reporta em uma ferramenta adequada.  Além disso, há diversas ferramentas de automação de testes e de gerenciamento que podem ser úteis para complementar e estimular essa dinâmica.

O sistema de gamification ideal será estruturado de acordo com a especificidade dessas operações. O desafio é pensar em estruturas que contemplem as necessidades de cada negócio.

Que tal começar a pensar na melhor estratégia de gamificação para suas operações? As possibilidades são infinitas. A jornada de gamification ideal para suas operações de Tecnologia dependerá das necessidades da sua empresa e da criatividade, capacidade e habilidades dos times envolvidos. Conte com a Inmetrics para ajudá-lo a estruturar e executar as melhores estratégias digitais para otimizar seus resultados de negócio.

Fale com nossos especialistas!

Autor: Oscar Nogueira Neto