Blog

Notícias, novidades e informações sobre o mundo Hard Tech

Como implementar uma cultura DevSecOps

Como implementar uma cultura DevSecOps?

Como a preocupação com requisitos de segurança se torna parte da essência de uma empresa? Para mudar uma cultura é necessário colaboração, entendimento de valor e mudanças de perspectivas. Para passar por uma jornada de implementação de DevSecOps, é preciso fomentar uma nova consciência que contemple ferramentas, processos, práticas e pessoas. Nesse sentido, buscar motivação nos desafios e adotar uma atitude de aprendizagem constante é crucial.

Ao alinhar todas as pessoas e times envolvidos no desenvolvimento de softwares e capacitá-los para trabalhar em conjunto, organizações que implementam a metodologia DevSecOps podem fornecer produtos de alta qualidade mais rapidamente, tornando a proposta menos arriscada para todos os envolvidos, incluindo clientes e usuários.

Plante uma nova consciência

É importante atuar para capacitar os profissionais de TI de sua empresa a trabalharem com requisitos de segurança em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento. Essa mudança será essencial para otimizar a qualidade das entregas, diminuir riscos e agilizar processos internos. Além de ser o primeiro passo para o nascimento de uma consciência crítica a respeito de cibersegurança.

Com o que chamamos de ‘shift left‘, saem vencedores os times de segurança e as equipes de desenvolvedores, pois, em vez de pensarmos na segurança das aplicações apenas no final do ciclo desenvolvimento, trazemos essa preocupação mais para a “esquerda” do fluxo, em seus estágios preliminares. Habilitar cibersegurança em escala, fornecendo resultados claros e precisos na fase inicial de desenvolvimento é um movimento extremamente estratégico para organizações que querem eliminar brechas e diminuir a exposição de seus dados e de seus clientes aos ataques de cibercriminosos.

Por fim,um dos primeiros passos para implementar uma cultura DevSecOps é mudar a forma como você e seu time encaram os problemas que precisam solucionar. É preciso estar atento aos objetivos estratégicos do negócio, para que todos estejam alinhados às expectativas e ao novo entendimento em relação aos processos de segurança. A entrega de valor aos clientes deve ser tida como prioridade e, nesse sentido, é importante ter visibilidade de todo o processo de desenvolvimento de um projeto, automatizando as etapas possíveis e monitorando as métricas essenciais para a melhoria dessas operações.  

Desmistificando DevSecOps

Como a preocupação com requisitos de segurança se torna parte da essência de uma empresa? Nos dias 11 e 12 de março, a Inmetrics plantou a semente de uma nova consciência nas operações de Tecnologia da Natura e atuou como parceira na missão de viabilizar conhecimentos e otimizar os processos digitais da empresa. Promovemos o webinar “Desmistificando DevSecOps” com o intuito de capacitar os profissionais de TI da Natura a lidarem com requisitos de segurança como parte intrínseca de um ciclo de desenvolvimento.

O treinamento foi ministrado pelo time da Inmetrics e oferecido para toda a equipe de colaboradores da área de Tecnologia da Natura. Durante os dois dias de evento online, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos em temas como Desenvolvimento, Qualidade, Arquitetura, Segurança e Operações. Essa ação foi o pontapé inicial para a implementação de uma cultura DevSecOps nas operações da Natura, além de ser essencial para garantir a entrega constante de valor para seus clientes finais.

Vamos juntos?

E então, o seu negócio está pronto para uma jornada DevSecOps? A Inmetrics trabalha para habilitar e acelerar a Transformação Digital de seus clientes. Somos resolvedores de problemas e combinamos nossas competências técnicas em times multidisciplinares para atender aos objetivos e propósitos do seu negócio. Conte conosco para atuarmos como parceiros chave no processo de implementação de uma cultura DevSecOps, que com certeza levará o seu negócio à excelência operacional e à satisfação de seus clientes.

Fale com nossos especialistas!

Autores:

Erick Herdy, Head de Cyber Security

Jane Cunha, Gerente de Segurança da Informação