
DevSecOps para reduzir os riscos para sua marca
As organizações costumam afirmar: “Levamos segurança e privacidade a sério”, mas muitas não trabalham isso na prática ...
Notícias, novidades e informações sobre o mundo Hard Tech
Migrar para Cloud pode otimizar diversos processos dentro da sua empresa. Mas esta não é uma mudança que deve ser feito da noite para o dia. Afinal, há muitos pontos que precisam ser levados em conta para que o seu negócio obtenha sucesso nessa transição.
A pandemia e a desaceleração econômica estão servindo como catalisadores para a inovação e a adoção de serviços em Cloud, especialmente em casos de trabalho remoto e implementação de novos serviços digitais. Assim, a adoção das tecnologias em nuvem continua sendo uma das principais forças que impulsionam a transformação digital nas empresas. Mas, infelizmente, tornou-se comum que organizações acelerem o processo de migração para Cloud sem uma estratégia centralizada.
O que algumas empresas esquecem, no entanto, é que a simples transferência de sistemas de TI para a infraestrutura Cloud sem levar em conta a modernização de arquiteturas digitais pode comprometer severamente suas operações e a disponibilidade de produtos e serviços.
Por exemplo, organizações que baseiam seus processos em arquiteturas monolíticas – o famoso sistema legado – podem enfrentar custos muito mais altos e diversas dificuldades operacionais ao tentarem migrar do On Premise para o Cloud. No entanto, aquelas que já trabalharam para modernizar seus sistemas e possuem a chamada arquitetura ‘Cloud native’, certamente vão obter resultados melhores, em termos financeiros e em operações.
Assim como acontece com a escalabilidade de dados em nuvem, a hospedagem de infraestrutura começou a ser cobrada apenas pelo espaço dos servidores e pelos recursos utilizados pela companhia – como processador, memória e banda. Por isso, a modernização de aplicações faz parte de uma iniciativa mais abrangente para se preparar à medida que a organização responde às mudanças nas necessidades da empresa.
As organizações podem liberar todo o potencial da modernização de aplicações e da migração para Cloud ao adotarem serviços de evolução de arquiteturas digitais.
Nossa resposta é direta e reta: até pode, mas não recomendamos, pois sairá muito mais caro. E, quando isso acontece, é comum que as empresas desistam do processo por acharem que a conta não compensa.
Para um processo de migração para a nuvem ser bem-sucedido, é preciso pensar na arquitetura e na forma como seus sistemas, aplicações e integrações estão desenhados. Portanto, primeiro é preciso passar pela fase de atualização tecnológica, que inclui as modificações necessárias para que se torne viável migrar do On Premise para Cloud.
Um arquiteto de soluções trabalha de forma muito parecida com um arquiteto urbanista tradicional. Se formos comparar, enquanto o urbanista planeja cidades, pensando na melhor forma de estruturar cada elemento, o arquiteto de soluções atua para projetar sistemas e suas integrações para que eles funcionem da maneira mais eficiente possível. Assim, a partir do momento que uma empresa decide migrar do On Premise para o Cloud, é papel do arquiteto de soluções otimizar esse processo.
Para evitar armadilhas, três pilares devem sustentar uma iniciativa de modernização de arquiteturas digitais. Usando-os como base, será possível fornecer a sua empresa todos os benefícios do ambiente Cloud:
• Habilite aplicações novas e atuais para a nuvem. Essa iniciativa exige arquiteturas abertas e flexíveis, baseadas em preceitos como a elasticidade, contêineres, microsserviços e integrações.
• Estenda a integração para além de sua organização. As aplicações modernas devem possuir conectividade aberta, mas protegida, para outras pessoas confiáveis fora da sua empresa, como clientes e parceiros.
• Incorpore a adaptabilidade e a expansibilidade para atender às mudanças constantes nas necessidades da empresa. A modernização deve preparar o cenário para requisitos futuros com arquiteturas abertas, escalabilidade e gerenciamento em diferentes nuvens.
Conte com o nosso time para atuar no processo de implementação, transposição ou otimização das arquiteturas digitais do seu negócio para nuvem, que com certeza poderá levá-lo à excelência operacional e à satisfação de seus clientes.
Eduardo Sano, Head de Arquitetura
Marcelo Vilela, SME Cloud e SaaS
Thales Araújo, Especialista em Infraestrutura Cloud