Blog

Notícias, novidades e informações sobre o mundo Hard Tech

7 passos para ter sucesso ao migrar para Cloud

7 passos para ter sucesso ao migrar para Cloud

A migração para Cloud é impulsionada por negócios que procuram otimizar suas operações de Tecnologia, aumentando escalabilidade e reduzindo custos. No entanto, é muito comum que, ao migrarem, as empresas mantenham o foco nas novas aplicações, as chamadas cloud natives. Dessa forma, acabam esquecendo de outros passos importantes para que a mudança de ambiente dê certo. Mas, sim, existe um caminho de sucesso para migrar para Cloud e hoje vamos te contar qual é.

Os desafios de migrar para Cloud

A possibilidade de trabalhar com ambientes híbridos ou multicloud apresentou novos desafios para os líderes de TI. Isso porque, além de exigirem modernizações de arquitetura digital, muitas empresas não possuem habilidades internas para gerenciar esses ambientes ou até mesmo para lidar com a transposição de seus sistemas atuais. 

Preparando-se para migrar para Cloud

Para se manterem competitivas, as empresas devem criar serviços digitais e impulsionar processos de negócios inovadores em plataformas seguras, resilientes e escaláveis, em ambientes Cloud públicos ou privados. Porém, a migração de aplicações críticas para o negócio exige que as infraestruturas e as habilidades de TI disponíveis sejam gerenciadas juntamente com controles de risco e custo.

Assim, migrações bem-sucedidas para o ambiente Cloud exigem que os objetivos de negócios e as possibilidades disponíveis para essa migração estejam bem alinhados.

Os sete passos para o sucesso

1 – Defina seus objetivos

Você deve ter claro quais são os objetivos com essa mudança e deve fazer um planejamento cuidadoso, que avalie riscos e a relação custo-benefício. Pois, após implementar novas aplicações e migrar cargas de trabalho para a nuvem, muitas organizações enfrentam um grande desafio ao entrar na segunda fase da migração: mover sistemas legados. A migração de sistemas legados para o ambiente cloud pode aumentar a escalabilidade de operações e facilitar o controle de gastos, como benefício. No entanto, se não for bem planejada e executada, pode resultar em erros, indisponibilidades e aumento de custos.

2 – Garanta que sua arquitetura atenda à migração para Cloud

Há uma premissa de que ambientes Cloud devem estar sempre disponíveis. Entretanto para que isso dê certo, sistemas legados devem ser modernizados para atender aos requisitos da nuvem. Esses sistemas precisam ser confiáveis, flexíveis, escaláveis e, acima de tudo, seguros. Também precisam ter gerenciamento simplificado por meio de tecnologias de virtualização e automação além de obter feedback constante.

3 – Entenda e lide com seus obstáculos

Não deixe de lado preocupações com segurança e resiliência durante um projeto de migração para cloud. É importante avaliar questões como o compartilhamento de dados entre provedores de nuvens, a falta de habilidades internas de implementação e gerenciamento. Por isso, procure conhecer os riscos da sua jornada e entenda como mitigá-los.

4 – Desenvolva um roteiro detalhado para a migração

Muitas organizações têm adotado uma abordagem fragmentada ao migrarem para o Cloud, ao invés de implementarem uma estratégia coordenada. Isso pode se transformar em uma dor de cabeça, pois será preciso lidar com a implementação e o gerenciamento de várias nuvens executando diferentes cargas de trabalho ao mesmo tempo. Antes de migrar, desenvolva um roteiro com ações bem planejadas e coordenadas.

5 – Evite pontos cegos em sua estratégia de segurança e resiliência

Estratégias de segurança e resiliência mudam bastante em ambientes Cloud. Mesmo as organizações que entendem como implementar e gerenciar padrões de segurança baseados na nuvem podem descobrir que sistemas legados não necessariamente vão estar de acordo com esses padrões. Por isso, examine os possíveis pontos cegos de Cibersegurança e de performance de seu negócio.

6 – Impulsione a agilidade do seu negócio

A migração para o ambiente Cloud e a modernização de aplicações costumavam ser norteadas somente por melhorias de custo e eficiência. Agora não mais, já que os objetivos de negócios também evoluíram. Hoje eles também incluem redução do time to market, agilidade, inovação e otimização das operações de TI. Aprenda como você pode acelerar os fluxos do seu negócio e aproveitar os benefícios que uma estratégia Cloud bem-sucedida pode oferecer.

7 – Descubra o valor dos seus dados

A transformação digital começa com uma infraestrutura bem estabelecida e dados consolidados. Para obter uma vantagem competitiva, é possível integrar automação e análise preditiva em seus sistemas utilizando os mais modernos sistemas de inteligência artificial e ciência de dados. Isso permite que você obtenha eficiência operacional e melhores insights para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como o processo de modernização de arquiteturas digitais pode trazer benefícios para o seu negócio? Clique aqui e baixe nosso guia: Jornada de evolução e implementação de arquitetura para Cloud

Autores:

Eduardo Sano, Head de Arquitetura
Marcelo Vilela, SME Cloud e SaaS
Thales Araújo, Especialista em Infraestrutura Cloud