Inmetrics

CASE
AWS

Infraestrutura Inmetrics para Testes de Performance

Como a infraestrutura Inmetrics para Testes de Performance otimiza em 60% o tempo de elaboração e execução

Demandas em um ambiente digital podem variar vertiginosamente. Conhecer as reais capacidades de sua infraestrutura, incluindo o volume de acessos suportados, pode prepará-lo para planejar e lidar de forma mais eficiente com suas estratégias de negócio.

 

Além de garantir que operações continuem acontecendo com velocidade, estabilidade e eficiência em diferentes cenários. Caso contrário, há riscos de lentidão, indisponibilidade e danos à experiência do usuário.

 

Os desafios de avaliar performance de aplicações vão muito além de troubleshootings. É necessário fazer trabalhos constantes de avaliação de desempenho e seguir com melhorias contínuas a cada entrega de novas features e releases.

 

Na Inmetrics, auxiliamos nossos clientes com frentes de otimização de aplicações, testes de carga de aplicações e testes de stress. Para isso, utilizamos uma ferramenta desenvolvida por nossos especialistas, que facilita todo o processo, principalmente em um contexto de arquiteturas de microsserviços.

Desafios e Oportunidades

No passado, para executar um teste de performance em um cliente precisávamos de provisionamento de infraestrutura local, geralmente em servidores Linux. Além disso, toda a montagem do teste e a execução ocorriam via shell, o que impactava na produtividade, aumentava a chance de erros humanos e substituição acidental de logs e scripts, dificultando as cópias dos scripts e arquivos de massas de dados para dentro e fora do servidor.

Impactos do nosso trabalho

Após o desenvolvimento da nossa ferramenta como facilitadora das entregas de testes de performance e stress, a complexidade e o trabalho demandado para a execução desses serviços reduziram consideravelmente.

Redução de 60% no tempo de elaboração e execução de testes de performance
Automação para aumentar a eficiência operacional e reduzir riscos de erros
Resultados disponíveis em dashboard em tempo real
Mais autonomia para os times envolvidos
Anterior
Próximo

Também conseguimos automatizar o provisionamento de injetoras através de instâncias EC2 e integração com front-end através de Lambda Functions, reduzindo custos de operação, com a segurança do Amazon Cognito e API Gateway para controle de usuários, sem depender de acesso direto à console. Além disso, o front-end de nossa solução é disponibilizado no Amazon CloudFront, o que torna mais fácil a distribuição de conteúdo entre as atualizações da aplicação e a hospedagem de conteúdo estático e web mais econômica.

 

A nossa solução já foi utilizada em empresas de diversos setores, como o de beleza, seguros, saúde, bancos e fintechs, e obtivemos resultados satisfatórios. Realizamos um teste de carga de muito sucesso em uma empresa do setor bancário que possui sede na zona sul de São Paulo. Aplicamos a nossa solução de carga no ambiente AWS do cliente, que utilizava como soluções os recursos AWS API Gateway, AWS ALB, AWS Lambda Functions e realizamos a persistência dos dados em um DynamoDB onde foi possível escalar a aplicação até um determinado volume e analisar cenários de melhorias para o cliente. 

O Amazon Cognito permite o gerenciamento do cadastro, login e controle de acesso de usuários a aplicações web e móveis com rapidez e facilidade.

O Amazon CloudFront é um serviço rápido de rede de entrega de conteúdo (CDN) que entrega dados, vídeos, aplicações e APIs com segurança, baixa latência e altas velocidades de transferência.

A acomodação da nossa infraestrutura de testes de performance é totalmente executada a partir de plataformas da AWS. E isso é essencial para que a Inmetrics entregue seus serviços de teste de forma mais rápida, com menos erros e custos menores em vários clientes de diferentes seguimentos do mercado, desde o varejo até o setor financeiro.