Em outubro de 2019, a Natura inaugurou sua primeira loja pop-up no Sudeste Asiático, mais especificadamente na cidade-satélite Kuala Lumpur, na Malásia. Este estabelecimento é considerado temporário, já que sua proposta principal não é vender os produtos em uma loja física, mas sim gerar uma curiosidade no consumidor, já que funciona apenas por tempo determinado.
Além da loja física, a Natura também incluiu o e-commerce e a venda por meio de Consultoras e Consultores de Beleza na cidade, através do aplicativo Natura ON. Mas, ao implementar todas essas aplicações, a empresa começou a enfrentar alguns problemas de performance.
Visando melhorar a experiência do usuário e otimizar a performance de seu e-commerce, a Natura Malásia entrou em contato com o time de especialistas da Inmetrics com o objetivo de fazer uma análise completa do fluxo de login (Login, Confirmação de Acesso e Home) tanto do site quanto do aplicativo, e entender quais eram os pontos de melhoria.
Os desafios de avaliar performance de aplicações vão muito além de troubleshootings. É necessário fazer trabalhos constantes de avaliação de desempenho e seguir com melhorias contínuas a cada entrega de novas features e releases. Na Inmetrics, auxiliamos nossos clientes com frentes de otimização de aplicações, testes de carga de aplicações e testes de stress
Para isso, utilizamos uma ferramenta desenvolvida por nossos especialistas, que facilita todo o processo, principalmente em um contexto de arquiteturas de microsserviços.
Deixar as páginas do site mais rápidas e diminuir o tempo de resposta dos fluxos de login foram os desafios levantados pela Natura para o nosso time. Para isso, foi preciso analisar os Web Vitals das aplicações, que são um conjunto de métricas que avaliam a rapidez e a estabilidade das páginas em resposta às interações dos usuários.
Quando pensamos nos buscadores e em SEO (Search Search Engine Optimization), por exemplo, existem diversos pontos que são
considerados fatores de ranqueamento: dar a melhor experiência para os usuários é um deles.
Durante 1 mês, nosso time de especialista trabalhou em um diagnóstico detalhado do site e do aplicativo da Natura Malásia,
utilizando a metodologia Discovery da Inmetrics, com o objetivo de entender quais eram os pontos de melhoria nas aplicações da
marca.
FORAM ESTUDADOS OS SEGUINTES PONTOS:
Ao longo de toda a análise, nosso time percebeu diversos tipos de melhorias que poderiam ser feitas para que as aplicações tivessem melhor desempenho.
Quando falamos da parte do login, por exemplo, uma das recomendações feitas pelo nosso time de especialista foi o pré-load das imagens, em que o site teria um ganho de 21% no tempo de carregamento total da página (LCP). Além disso, comprimindo as imagens, mudando a aplicação GZIP para o padrão Brotli, a empresa teria uma redução de aproximadamente 20% de compressão e descompressão das imagens.
Outra recomendação levantada pelo nosso time é a utilização de uma política de cache eficiente, com uma estimativa de ganho de 578KB. Já para a Home, o ganho seria de 402KB.
MELHORIAS LEVANTADAS PARA FLUXO LOGIN E HOME DO SITE:
Além dessas recomendações, nosso time de especialistas entregou um pacote completo com melhorias detalhadas tanto para o site quanto para o app Natura ON, com objetivo de otimizar a performance do e-commerce e melhorar a experiência dos clientes.
Para além do Discovery, a Inmetrics também atua para implementar melhorias e otimizar processos visando entregar qualidade para os clientes.
Somos especialistas em qualidade de software, reconhecidos como uma empresa líder em Continuous Testing no ISG Provider Lens ™️ Next-Gen ADM Services Brazil 2022 e destaque como Product Challenger em Application Quality Assurance e Contender em Agile Application Development Projects.
Atendemos clientes de diversos setores, como seguradoras, marketplaces, bancos, empresas da área de saúde, dentre outras.
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