CASE
LIVELO

Aumento de nota na app store a partir de Automação da Inmetrics

Aplicação de uma boa estratégia de qualidade eleva a nota do aplicativo da Livelo de 3.5 para 4.3 na Google Play Store

Reduzir os bugs reportados pelos clientes finais, liberar o time de Devs e melhorar as automações de testes regressivos eram os pedidos da Livelo para o time de especialistas da Inmetrics. Diante desse cenário, a empresa viu sua receita, a produtividade do time de desenvolvedores e a quantidade de downloads caírem.

 

Ao investigarmos e entendermos os pontos de melhorias que precisavam ser ajustados, nosso time de especialistas fez uma força-tarefa para corrigir os bugs e os erros nas automações. A correção dos erros de automação, otimiza o tempo para executar os testes regressivos. Anteriormente estavam sendo feitos manualmente, o que levava um tempo muito maior.

 

É importante lembrar que manter a qualidade das plataformas digitais e aplicações vai muito além de automatizar testes. Por isso, é relevante fazer trabalhos constantes de avaliação de desempenho e focar sempre em melhorar e otimizar seus serviços. 

Desafios e Oportunidades

Liberar o time de Devs e reduzir os bugs reportados eram alguns dos desafios da Livelo

Reduzir os bugs reportados pelos clientes, liberar o time de Devs e melhorar as automações de testes regressivos eram os pedidos da Livelo para o time de especialistas da Inmetrics. Diante desse contexto, a empresa observou impactos na receita, na produtividade do time de desenvolvedores e na quantidade de downloads.

 

Ao investigarmos e entendermos os pontos de melhorias que precisavam ser ajustados, com o apoio da Livelo, nosso time de especialistas fez uma força-tarefa para corrigir os bugs e os erros nas automações. Isso otimizou o tempo para executar os testes regressivos, que anteriormente eram feitos manualmente e levavam um tempo maior.

Além disso, foi criado um processo de regressivo do aplicativo, utilizando uma ferramenta para fazer a gestão desses artefatos para trazer mais visibilidade para os POs sobre os bugs encontrados na versão. Isso trouxe liberdade para o time de desenvolvedores, tornando possível investirem mais tempo em outras atividades.

 

Essas melhorias foram feitas sem custos adicionais para a Livelo, já que foi preciso apenas implementar processos para que tudo funcionasse da maneira correta. É importante destacar a implementação do processo de gestão e versionamento de código das branches, também chamado gitflow, no repositório de testes automatizados. Isso permitiu a evolução do time com testes automatizados de versões futuras, enquanto a versão atual estava sendo testada.

Impactos do nosso trabalho

Com a automação de testes e correção dos bugs, aumentamos a nota do aplicativo de 3.5 para 4.3 estrelas na Google Play Store

Ao longo do projeto, que ocorreu entre novembro/2020 e junho/2021, os nossos especialistas, junto com o time da Livelo, conseguiram excelentes resultados:

Nota do aplicativo passou de 3.5 para 4.3 estrelas na Play Store

Aumento em 15,27%

no Apdex

Eficiência do time de QA

Mais estabilidade e usabilidade do app com aumento do NPS em 197,82%

Nosso compromisso é sempre com o sucesso de nossos clientes e em dar a melhor experiência e eficiência em suas aplicações. Esse trabalho com a Livelo gerou grandes resultados para as duas empresas e ficamos felizes de termos contribuído para o crescimento do aplicativo.

“Os clientes da Livelo estão no centro da nossa estratégia e, por isso, buscamos oferecer sempre a melhor experiência. O aplicativo é um canal de comunicação muito importante para nós. Em novembro de 2021, alcançamos o recorde de mais de 2 milhões de usuários utilizando o app. A Inmetrics vem colaborando com entregas importantes para a Livelo, apoiando na melhoria contínua das atividades e processos de qualidade”

Marcelino Cruz – Diretor de Relações Comerciais e Trade Marketing da Livelo

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