Inmetrics

Crowdtesting: o que é?

texto escrito crowdtesting o que e com imagem de maos ao fundo segurando celulares

Segundo o Gartner, até 2020, o Crowdtesting estará presente em 60% das iniciativas de testes mobile.

Crowdtesting ou Crowdsourced Application Testing é uma das aplicações do modelo Crowdsourcing aos testes de software. O modelo Crowd (do inglês, multidão) propõe a utilização de pessoas para resolver problemas, desenvolver algum conteúdo ou neste caso, realizar testes.

Crowdtesting é um modelo de trabalho que permite aos usuários testar a aplicação em condições reais de funcionamento, o que proporciona um feedback quase instantâneo do produto.

Para montar uma “Crowd”, pode-se selecionar perfis de testadores de acordo com suas características, qualificação e/ou modelos dos seus dispositivos. Um grande atrativo deste modelo, refere-se à validação em uma grande diversidade de dispositivos e de perfis de usuários. Além disto, a flexibilidade do modelo colaborativo do crowd, possibilita ao indivíduo testar em qualquer hora e lugar por meio da plataforma do Crowdtesting.

Quais principais características do Crowdtesting?

  • Testes focado em tecnologias emergentes e experiência do usuário

O crowdtesting está crescendo como um método complementar aos serviços de testes clássico, altamente impulsionados pela nuvem e por tecnologias emergentes e foco em experiência do usuário.

  •  Diversos tipos de testes e dispositivos

Atualmente, o Crowdtesting é usado principalmente para testes funcionais de aplicativos e sites Web, e está se expandindo para outros dispositivos (Wearables e IoT — Internet das Coisas). Além do teste funcional, ele também pode ser usado em outras áreas, como segurança, usabilidade e testes de desempenho.

  • Modelo verificado (vetted) ou não verificado (unvetted)

Os provedores de Crowdtesting que oferecem serviços de teste de aplicativos são categorizados como provedores verificados (vetted), como a Smartest, ou não (unvetted), de acordo com o nível com que eles verificam as qualificações e a experiência dos seus testadores.

  •  Fornecedores “Pure-play” ou Clássicos

Os serviços de Crowdtesting podem ser oferecidos por empresas focadas exclusivamente neste modelo de trabalho, como a Smartest, ou por fornecedores tradicionais de serviços de TI, como a Inmetrics, por exemplo.

  •  Plataforma Mobile

O serviço de Crowdtesting normalmente é suportado pelo uso de uma plataforma que irá gerenciar os testes mobile para melhorar a experiência de uso dos testadores (como abertura de defeitos direto do celular) e dos desenvolvedores (Como logs do aparelho, vídeos e screenshots, métricas de consumo de CPU e memória, entre outros).

Quais os principais benefícios do Crowdtesting?

  • Feedback de usuários reais

No Crowdtesting você recebe feedbacks de usuários com diferentes perfis, localização, aparelhos e operadora de celular. Isso permite receber feedbacks mais reais das situações que serão encontrados após o go-live da aplicação.

  • Condições reais de uso

Normalmente, os testes realizados em laboratórios utilizam celulares “limpos” (zerados após cada execução e/ou apenas com os apps padrões instalados) que podem não apresentar situações de uso como mudanças na configuração padrão do aparelho, variações de qualidade de sinal, bateria e espaço em disco, entre outros.

  •  Encontre os melhores testadores

Os testadores quem participam do crowdtesting ganham pontos por atividades executadas com sucesso, como encontrar defeitos e enviar evidências de testes solicitadas e perdem pontos ao executar atividades indevidas como abertura de defeitos repetidos ou faltar em ciclos confirmados. Desta forma, com o passar do tempo, os melhores são identificados e recompensados.

  •  Alta cobertura de aparelhos

A crowd permite escolher diferentes tipos de devices (Smartphones, Tablets e Smartwatchs), marcas (Apple, Samsung, Motorola, LG, ASUS, entre outros) e sistemas operacionais, com mais 100 modelos diferentes.

  • Redução do Time-to-Market

Inicie os testes em questão de horas e não de dias após a disponibilização do sistema e dos acessos (se aplicável) e receba os resultados em poucos dias.

  • Menor custo que iniciativas clássicas de testes

Utilizando a crowdtesting não há a necessidade de comprar nem alugar aparelhos. Além disto, a forma de remuneração do time de testes não utiliza o modelo de hora trabalhada, mas sim de atividades executadas (como encontrar defeitos ou entregar evidências). Desta forma, a estrutura de custos do crowdtesting se torna muito mais eficiente que o modelo clássico.

Embora não deva ser considerada como estratégia única, o Crowdtesting é um serviço complementar valioso, onde pode ser uma excelente opção para os estágios finais de testes, fornecendo feedbacks de usuários reais e otimizando tempo e custo.