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Gerenciamento de riscos do ChatGPT: quais são e como mitigá-los

Ferramentas movidas por inteligência artificial já nos beneficiam em diversas áreas e têm o potencial de seguir otimizando processos a fim de melhorar a vida das pessoas. E como parte do desenvolvimento dessas tecnologias, é fundamental mapear os principais fatores internos e externos que podem afetar o alcance dos resultados, identificando os riscos e, eventualmente, aprendendo a gerenciá-los. 

Embora seja um tema estudado há muito tempo, os riscos relacionados à IA vêm ganhando cada vez mais destaque com a ascensão do ChatGPT e as demais tecnologias de inteligência artificial generativa (IAG). 

Hoje está evidente que para que uma empresa siga se destacando no mercado é preciso que ela seja capaz de lidar com ferramentas cada vez mais modernas, como é o caso da tecnologia lançada pela OpenAI. Mas usá-la sem o devido gerenciamento de riscos, especialmente em um contexto corporativo, pode tornar vulneráveis elementos como privacidade, segurança e qualidade das informações. 

Preparamos este artigo mostrando as formas de gerenciar os riscos associados ao uso do ChatGPT e tecnologias semelhantes em empresas. 

Reconhecendo os riscos

Logo após o lançamento do GPT-4, a carta aberta divulgada por diversos nomes ligados ao mercado tech trouxe a preocupação com os riscos potenciais da IA para o centro do debate público. Mas, como discutimos em nosso último artigo, a chave para o sucesso dessas tecnologias está na forma como elas são colocadas em prática.  

Para entender como é possível usufruir do potencial de ferramentas de IA da melhor forma, primeiro é preciso reconhecer quais são as principais ameaças que elas apresentam. Além dos riscos proporcionados pela maneira como o ChatGPT opera, se retroalimentando das informações inseridas pelos usuários, listamos 5 pontos de atenção:  

  1. Ataques de phishing: e-mails e mensagens gerados por IA podem se passar por fontes confiáveis de forma convincente, capazes de enganar os destinatários e levá-los a executar instruções prejudiciais, como clicar em um link não seguro, abrir um anexo, fornecer informações confidenciais ou transferir dinheiro para contas específicas. 2.
  2. Deepfakes e desinformação: imagens, vídeos e áudio gerados por IA podem criar conteúdo realista, mas falso, gerando danos potenciais à reputação, aumento da desinformação e manipulação da opinião pública. 
  3. Ciberataques automatizados: a geração de malware por IA pode levar a um volume maior de ataques sofisticados, com capacidade aprimorada para os invasores descobrirem e explorarem vulnerabilidades. 
  4. Ameaças internas e violações de dados: sistemas de IA podem ser manipulados por pessoas mal-intencionadas ou comprometidos por invasores externos, tornando vulnerável a segurança de dados confidenciais. 
  5. Preconceito e discriminação: vieses não-intencionais em sistemas de IA podem resultar em tratamento injusto ou discriminação. As consequências para as organizações podem incluir responsabilidade legal, danos à reputação e impacto negativo sobre funcionários ou clientes. 

 Medidas preventivas

abordamos os temas de regulamentação e governança de dados, parâmetros que devem ser cada vez mais utilizados na adoção de tecnologias de IA. Visando gerenciar os riscos associados à utilização do ChatGPT dentro do contexto corporativo, as empresas podem passar a implementar dentro de seus esquemas de segurança as seguintes medidas: 

  1. Ferramentas de prevenção de perda de dados (DLP): implantar soluções de DLP para monitorar e controlar o fluxo de informações confidenciais dentro e fora da organização, protegendo informações sigilosas contra acesso inapropriado ou adulteração. 
  2. Treinamento e conscientização dos funcionários: deixar claro a todos os colaboradores da empresa sobre o uso adequado de ferramentas de IA e seus riscos.  
  3. Implantação segura de ferramentas de IA: garantir que as ferramentas de IA sejam integradas com segurança na infraestrutura de TI da empresa. 
  4. Plano de gestão de crise: desenvolver um plano abrangente de gestão de crises potenciais relacionados à IA, certificando-se de que todos os colaboradores saibam como reportar incidentes e que a empresa esteja preparada para agir de forma rápida e eficaz. 

A inteligência artificial generativa está revolucionando a forma como a humanidade se relaciona com o trabalho. Estamos adentrando uma nova dimensão da colaboração entre homem e máquina: teremos a IA como um “co-piloto”. Cada vez mais trabalhos serão afetados, impulsionando uma transformação radical, onde as empresas precisarão se adaptar e evoluir.  

Ao implementar medidas como as apresentadas neste artigo, sua organização poderá lidar melhor com os riscos relacionados ao uso do ChatGPT – e a Inmetrics está preparada para ajudar nessa missão.  

Com 20 anos de história e mais de 25 milhões de horas de experiência, nossos times estão preparados para analisar as oportunidades para o seu negócio e iniciar o processo de implementação de IA de maneira totalmente segura, estratégica e qualitativa.  

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