O avanço da inteligência artificial generativa chegou para abrir um leque de perspectivas para a criação de um mundo de colaboração entre o homem e a máquina, sempre em prol do desenvolvimento da produtividade de uma forma geral. E, agora, precisamos entender os impactos e benefícios em nossa rotina.
▬ Leia também: GPT-3 e a nova era da Inteligência Artificial: o que esperar?
Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que as empresas que adotam tecnologias avançadas, como a IA generativa, são mais produtivas. Os autores estimam que o uso dessas tecnologias eleva a produtividade entre 20% e 30%. Ou seja, enquanto ainda existe certo temor de que a tecnologia possa substituir empregos, há uma comprovação científica de que ela pode ajudar os colaboradores a serem cada vez mais eficientes em suas tarefas.
Inmetrics: Apaixonados por Eficiência
O Liev, desenvolvido pela Inmetrics, funciona como um acelerador na criação de soluções de inteligência artificial para seus clientes, potencializando a eficiência e produtividade de diversas operações de um negócio – com uso intensivo de redes LLM open-source e rigorosos padrões de segurança.
Tudo isso porque a IA pode tecnizar ocupações rotineiras, o que faz com que você consiga se concentrar e realizar atividades mais herméticas. Outro fator importante é que essa tecnologia auxilia na velocidade e precisão dos processos, podendo assim reduzir os possíveis erros.
Reforçando esses fatores positivos, a consultoria McKinsey afirma que o “pânico” deve dar lugar à oportunidade. Com base em dados setoriais de 47 países (cerca de 80% da força de trabalho mundial), avalia-se que a IA generativa irá acelerar o processo de automação em mais de 10 anos, podendo aumentar a economia global em até US$ 7,9 trilhões e a produtividade do trabalho em até 3,3% ao ano.
Outras atividades mais comuns em nosso dia a dia como a limpeza da casa ou até mesmo o cuidado com as crianças também podem ser beneficiadas. De acordo com a revista científica PLoS ONE, que foi baseada em entrevistas com 65 especialistas em inteligência artificial do Reino Unido e do Japão, em média, daqui a cinco anos, 27% do tempo gasto com essas tarefas poderá ser assumido por novas tecnologias de automatização; em dez anos, o percentual pode chegar a 39% do tempo.
Apesar de todo rumor sobre a chegada da IA, devemos focar que esse tipo de tecnologia necessita do ser humano para programação e operação. O crescimento é inevitável e vamos sempre em busca do seu melhor benefício.
▬ Leia mais sobre a jornada de 5 meses de experiência com modelos de linguagem de grande porte (LLMs).
Quer saber mais sobre como a Inmetrics está liderando o caminho na criação de soluções inovadoras de IA generativa para garantir a eficiência e acelerar resultados para clientes?
Entre em contato conosco e descubra como podemos transformar sua jornada.