O que é FinOps? Entenda como otimizar serviços de nuvem

O que é FinOps?

Os serviços de armazenamento em nuvem oferecem recursos infinitos, como escalabilidade, flexibilidade, fácil acesso aos dados e custos reduzidos. Porém, muitos negócios enfrentam problemas com gastos exorbitantes após migrarem para a nuvem por não possuírem um bom processo de governança, focado, principalmente, na otimização de custos operacionais. E, para isso, existe o FinOps.

Em uma pesquisa realizada pela 451 Research em parceria com a AWS, 80% dos entrevistados reconhecem que os erros na gestão de gastos com a nuvem trouxeram prejuízos para as empresas. Foram consultados 300 líderes financeiros e de TI para a pesquisa.

Ter maior visibilidade e previsibilidade dos custos gerados pelos times, projetos e produtos ajuda a minimizar o desperdício operacional de diversos recursos de Tecnologia. Em um sistema Multicloud, por exemplo, é possível selecionar os recursos mais úteis e pelos melhores preços.

Dessa forma, a empresa tem mais verba para investir no que realmente importa e a equipe tem ganho de tempo para focar e desenvolver outras atividades que gerem valor para o negócio.

O que é FinOps?

Investir em desempenho já foi considerada uma questão de alto custo para diversas empresas. No início, para fazer com que os serviços estivessem ativos, era preciso ter servidores físicos que mantinham as operações funcionando.

Com o cloud computing, tudo ficou mais simples. Agora, através da internet, é possível acessar serviços de tecnologia como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados através de provedores de nuvens, como a Amazon Web Services (AWS) e a Google Cloud Platform.

O FinOps é modelo operacional que combina cultura e boas práticas com o objetivo de controlar e otimizar os custos na Cloud, além de aumentar a capacidade operacional do time através de recursos que podem ser adquiridos junto com os serviços de nuvem.

Ele não se limita apenas às transações realizadas pela empresa, mas também combina tecnologia e negócio ao melhorar a eficiência das operações e gerenciar recursos.

Como funciona a implementação do FinOps?

O FinOps tem como objetivo garantir a otimização contínua dos processos, além de organizar o uso de serviços e evitar o crescimento de custo na Cloud.

Entre os princípios para a implementação do FinOps, podemos citar:

Ciclo de implementação do FinOps

Depois de seguir esses passos de adequação ao FinOps, é hora de aplicá-lo aos processos internos. Nesse momento, é importante ficar atento a três fases. São elas:

Ciclo de implementação do FinOps

  1. Informar

Nesta etapa são mapeados todos os custos associados aos serviços, cruzando as informações com dados de performance das máquinas e criando visualizações dinâmicas desses dados em tempo real.
Muitos dos serviços em nuvem são pagos por hora e esse acompanhamento é essencial para começar a próxima fase.

  1. Otimizar

Com os dados coletados e organizados, é preciso selecionar o que é necessário e o que é dispensável para as equipes.
Além dessa gestão de recursos, também é importante realizar o controle de gastos, procurando por ofertas que tenham valores mais acessíveis e com benefícios que atendam todas as necessidades da equipe.

  1. Operar

Por fim, é hora de colocar o FinOps em prática. As estratégias formuladas são apresentadas aos gestores da empresa, conciliando as necessidades dos times com o orçamento da empresa.
Nesse momento, os responsáveis pelo levantamento levam aos gestores as soluções encontradas e como a gestão de gastos pode ser otimizada na prática.

Benefícios do FinOps para os serviços de nuvem

O FinOps é uma ótima solução para otimizar os gastos financeiros e auxiliar no uso dos serviços de uma empresa. Para além disso, essa prática também ajuda em diversos desafios ao se trabalhar com a nuvem.

Entre os principais benefícios do FinOps, podemos citar:

Contar com profissionais capacitados é essencial para a implementação do FinOps. Para saber como a Inmetrics pode te ajudar com isso, baixe gratuitamente o nosso ebook: Guia Inmetrics para Redução de Custos em Cloud.

 

Entre em contato com
nossos especialistas

    NOME*
    E-MAIL*
    TELEFONE*
    SEGMENTO*
    CARGO*
    TAMANHO*
    TEMPO DE VIDA DA EMPRESA*
    MENSAGEM*

    Ao clicar em enviar, concordo que li e aceito os
    termos de privacidade da Inmetrics