6 etapas para aplicar conceitos de Agile e Mindfulness no dia a dia

A combinação da metodologia Agile com a filosofia Mindfulness pode ajudar a alcançar objetivos pessoais e profissionais, através de uma rotina produtiva e com qualidade de vida  

Estamos vivendo o Mundo BANI (Brittle – frágil, Anxious – ansioso, Nonlinear – não linear e Incomprehensible – incompreensível). O acrônico foi descrito pelo antropólogo e futurista Jamis Cascio e se popularizou em 2020, durante a pandemia do coronavírus.  

Apesar do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2021, de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), entre fevereiro de 2020 e março de 2021, o índice de bem-estar da população é o pior desde 2002.  

 
Antes da pandemia, o Brasil já era o país com maior incidência de ansiedade no mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, a situação se agravou e, de acordo com outra pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre maio e julho de 2020, 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa.  
 
O a metodologia Agile, combinada com a filosofia Mindfuness, pode ajudar as pessoas a lidarem melhor com o momento atual.  Afinal, muitas abordagens ágeis envolvem e requerem atenção plena, como:  

Como aplicar Agile e Mindfuness em projetos do dia a dia? 

Durante a pandemia em 2020, desenvolvi um trabalho voluntário para ensinar as pessoas a praticarem a atenção plena e a desenvolverem a mentalidade ágil para atingirem seus objetivos pessoais e profissionais. Dessa experiência surgiu o projeto: Transformação ágil para a vida.  

O projeto Transformação ágil para a vida foi dividido em seis etapas

  1. Definir objetivos e metas 

O propósito é o objetivo principal da vida de uma pessoa. A falta de propósito pode causar desmotivação e até impactar negativamente a saúde.  

Pensar no seu propósito é pensar no coletivo. É pensar no que cada um tem para contribuir com o mundo. O importante é ter objetivos e metas que estão atrelados ao seu propósito de vida, com suas virtudes e com o que você tem de melhor para oferecer. 
 

Qual a diferença entre um sonho e uma meta? 

O sonho não tem prazo e plano de ação, será realizado algum dia. Meta é um sonho ou objetivo com prazo definido e um plano de ação para atingi-la.  

A prática de Mindfulness aliada aos OKR (Objectives and Key Results) pode te ajudar nas definições e gestão das metas: 

Mindfulness: estar no momento presente e com consciência plena. 

OKR: O que vou realizar (objetivo), medido por um conjunto de Resultados Chaves 

  1. Planejar a semana 

Defina a meta da sua semana, que esteja alinhada com seus objetivos, com as atividades que você irá executar e quais serão os resultados. 

Sugiro que faça o planejamento no início da semana, reserve pelo menos 30 minutos. Torne essa agenda recorrente, para que você crie o hábito de fazê-lo sempre.  

Existem algumas práticas simples que podem te ajudar no planejamento: 
Meditação de 3 minutos para diminuir a ansiedade: a atenção na respiração é uma meditação que pode ser aplicada em qualquer contexto e lugar. 

Kanban é uma palavra japonesa e seu significado literal é “cartão” ou “sinalização”. O Kanban é uma estratégia para otimizar o fluxo de trabalho, que acontece através de um processo de facilitação visual e limitação de work-in-progress (trabalho em progresso).  

  1. Manter uma rotina produtiva com qualidade de vida 

Criar uma rotina diária produtiva, com hábitos que facilitem a vida e façam com que você não se preocupe com as atividades comuns e, com isso, tenha mais tempo para focar em tarefas complexas, que precisam da sua atenção. 
 

Reserve todos os dias 15 minutos para você planejar o seu dia, alinhado com o seu planejamento da semana. Nesse momento, faça a inspeção do andamento das suas atividades e as adaptações, se necessário. 

Algumas práticas podem te ajudar a manter sua rotina produtiva: 

 
Pausa Transicional de 3 minutos: Prática do Mindfulness para momentos de transição, de uma atividade para outra, perfeito para utilizar no ambiente de trabalho. 

Pomodoro é uma técnica para gerenciar o tempo com simplicidade, fracionando o trabalho em pedaços de tempo determinados e os intercalar em intervalos. O objetivo é manter o foco e a concentração, ajudar a vencer a procrastinação e tornar o dia mais produtivo. 

Outras dicas

Escreva no caderno ou bloco virtual, os insights que tiver durante o dia 

Coloque na sua rotina o hábito de fazer atividades físicas 

Procure ter refeições saudáveis, que alimentem seu corpo 

Reserve um tempo para relaxar e fazer o que você gosta 

  1. Gerenciar 

Para garantir que as metas e resultados esperados sejam atingidos, é necessário realizar o acompanhamento diário. 

O gerenciamento deve ser realizado em todas fases ou passos e o PDCA e a prática da Escuta Atenta podem ajudar: 

Ciclo PDCA (Plan – Planejar, Do – Fazer, Check – Verificar e Act – Agir) que é uma ferramenta de repetição para melhoria contínua dos processos. 

Escuta atenta (Mindful listening) é uma prática para o cérebro se aquietar e prestar atenção plena no que o outro está falando. 

  1. Colher os resultados 

Reserve um tempo no final da semana, trimestre ou ano para analisar os resultados de cada ciclo: 

Verifique os resultados atingidos e comemore.  

Verifique os resultados não atingidos e os motivos que levaram para não os atingir. 

Mais importante que os resultados, é o caminho para chegar aos mesmos. 

  1. Melhorar sempre 

Após verificar os resultados e antes de iniciar um novo ciclo, faça uma breve retrospectiva: 

O que foi bom e deve ser mantido? 

O que foi ruim e deve ser melhorado? 

Ações de melhoria para o próximo ciclo. 

Lembre-se da filosofia Kaizen: Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje. 

Como lidar com o Mundo BANI? 

Brittle – Frágil: Desenvolver a resiliência, ter foco no seu propósito e em seus objetivos;  

Anxious – Ansioso: Praticar a atenção plena, o autoconhecimento, se organizar e manter a rotina produtiva;  

Nonlinear – Não linear: Desenvolver a flexibilidade, se adaptar às mudanças e fazer planejamentos a curto prazo.  

Incomprehensible – Incompreensível: Não procurar a lógica para tudo. Aceitar que as decisões possuem um certo risco de erro pelo excesso de informações.  

No mundo onde a estabilidade não existe, você pode aproveitar o Agile e o Mindfulness, que são complementares, para maximizar as habilidades já existentes e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais com produtividade e qualidade de vida. 

Para saber mais sobre metodologias ágeis e os resultados que essa nova forma de vivenciar o mundo corporativo pode trazer ao seu negócio, fale com nossos especialistas.  

Autora: Linda Azuma

Deixe um comentário