Ferramentas para trabalho remoto

Em tempos em que o planeta inteiro está preocupado com a pandemia desenfreada do coronavírus, o COVID-19, governos e empresas do mundo todo estudam manter as pessoas em casa, visando evitar contatos desnecessários, afim de que a disseminação seja evitada ou, ao menos, desacelerada. Empresas já estão começando a adotar o home office como medida de segurança à disseminação desse vírus, que se provou ser altíssima.

Tenho acompanhado que várias pessoas na internet têm sugerido formas e ferramentas para se trabalhar remoto. Como forma de ajudar nesse momento complicado que passamos, gostaria de deixar a minha sugestão de ferramentas, as quais já utilizei e recomendo para a atuação de trabalho de um agilista. Todas as sugestões abaixo são free, para o caso de sua empresa não fornecer nenhuma opção que possa ser acessada remotamente. Considerando isso, esteja ciente que elas possuem certas limitações e que, dependendo da situação, podem inviabilizar o seu uso, mas, no geral, considero que elas sejam satisfatórias ao que se propõem.

1. Trello

Bastante conhecido no mundo ágil, o Trello foi comprado em 2017 pela Atlassian, mesma empresa do JIRA (ferramenta de gerenciamento ágil bastante utilizada). Essa ferramenta se auto-intitula como “uma ferramenta de colaboração, que organiza seus projetos em quadros”.

Ela é interessante para Plannings e dailies remotas, pois todo o seu time pode acompanhar e atualizar, em tempo real, as atividades de cada membro.

https://trello.com/

2. Whereby e Zoom:

Não existiria um trabalho de home office eficaz e eficiente sem uma ferramenta de videoconferência, para uma boa comunicação entre o time. Indispensável para comunicação entre os times, bem como para execução de cerimônias.

Como sugestão, segue o Whereby e Zoom.

Devido ambas terem opções free, essas versões possuem certas limitações, como por exemplo a quantidade de pessoas conectadas. Atente-se a isso.

https://whereby.com

https://zoom.us/

3. Draft.io:

Sua ideia básica é criar documentos colaborativamente. Para o caso da agilidade, ela pode ser utilizada para gerenciamento visual, utilizando-se de recursos como scrum boards, kanban boards, program boards, etc. Também pode ser utilizada para o registro de retrospectivas do time. 

https://draft.io/

4. Ideaboardz:

Outra ferramenta interessante para se trabalhar com retrospectivas remotas. Tem uma opção interessante de Vote Up, onde um integrante pode concordar com o card do outro, evitando assim duplicações de assuntos. A ferramenta é interessante também para manter o anonimato, principalmente para levantar pontos negativos do time. 

https://ideaboardz.com/

Essas foram as minhas sugestões de ferramentas para o trabalho remoto do seu dia-a-dia de home office. É claro que podem existir outras opções talvez até melhores do que as citadas aqui. Cabe a você analisar e decidir pela melhor, de acordo com as suas necessidades e possibilidades. 

Publicado por João Pampolha – Lean Agile Coach na Inmetrics.   

Artigo original no linkedin.  

Deixe um comentário