RPA (Robotic Process Automation): o que é e como funciona

RPA: o que é e como funciona

O RPA, que significa Robotic Process Automation, ou Automação de Processo Robótico em português, é uma tecnologia que permite a automatização de atividades humanas de rotina, como cadastros, consultas, validações e exportações.

Com ela, esses processos ganham velocidade e, consequentemente, a produtividade do time aumenta e os erros diminuem. Podemos dizer que o RPA é um robô em forma de software que executa tarefas operacionais no lugar de uma pessoa. 

Além disso, o RPA também possibilita a troca de informações entre sistemas sem a necessidade de construir uma interface entre eles. Ou seja, ele pode navegar e capturar qualquer informação de diversas aplicações ou sites. Isso significa um tempo menor de implementação, quando comparamos a criação de um RPA com uma customização e integração de interfaces.

Robotic Process Automation (RPA): o que é e como funciona?

O princípio da automação de processos robóticos é a utilização de robôs, que são algoritmos capazes de executar tarefas que, num primeiro momento, repetem ações humanas, imitando as interações que os usuários fazem ao lidar com sistemas.

Esses robôs podem vir a evoluir para algoritmos cognitivos, ou seja, que imitam o julgamento humano e são capazes de tomar decisões, fazendo uso de machine learning e inteligência artificial. 

Quando falamos de entrada de dados automática, por exemplo, em sistemas tradicionais é necessário que uma pessoa insira os dados no sistema manualmente. Com essa automação de processos robóticos, o próprio robô que será implementado fica responsável por coletar e trabalhar os dados. 

Já na integração de sistemas, qualquer plataforma (ERPs, CRMs, sistemas de gestão financeira, navegadores) pode ser automatizada. Afinal, o RPA não funciona influindo diretamente no código dessas aplicações, mas sim imitando os comandos que um humano faria em um sistema digital.

Na parte de validação e qualidade de dados, enquanto está fazendo as suas funções, o robô também é capaz de estruturar e analisar a qualidade dos dados transacionados e, ao final, produzir um relatório capaz de oferecer um panorama do que está acontecendo na sua empresa.

A tendência da automação de processos robóticos 

Segundo dados do Gartner de 2019, o mercado global de RPA está crescendo 57% a cada ano. Em 2018, estima-se que foram gastos US$ 680 milhões com a tecnologia e a previsão é de US$ 2,4 bilhões até 2022.

“O RPA é uma ferramenta crucial na transformação digital das empresas, uma vez que acelera a digitalização dos processos, migrando o que é analógico e operado por pessoas em telas de sistemas por robôs fazendo integrações entre sistemas.”

3 vantagens do RPA

Agora que você já sabe o que é e como funciona o RPA, apresentamos abaixo três vantagens da automação de processos robóticos para a sua organização:

1 – Agilidade: a criação de robôs é muito mais rápida do que o desenvolvimento de um sistema customizado ou a automatização via BPMS, dado que reproduz exatamente os mesmos passos que uma pessoa realizaria em certos cenários;

2 – Menor custo: por ser muito mais rápido de implementar, o custo de automatização de um processo via RPA é bem menor do que o de outras alternativas. Além disso, por ser capaz de acessar diretamente a interface visual dos sistemas, o robô evita custos com integração de sistemas, que em geral são uma parte significativa em um projeto de automação;

3 – Flexibilidade: uma das grandes vantagens do RPA é permitir que o próprio responsável pela realização do processo participe de sua automação, fazendo com que eventuais mudanças e ajustes sejam mais ágeis (menor dependência da equipe de TI).

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Escrito por: Especialistas Inmetrics. 

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