O que é DevSecOps? Entenda as vantagens estratégicas para seu negócio

DevSecOps é uma combinação de desenvolvimento e operações, aliado a uma preocupação com os requisitos de segurança desde o início do desenvolvimento de um software.

Por isso, a cibersegurança é mais necessária do que nunca. Caso contrário, o clima atual de vazamento de dados e violações frequentes de segurança cibernética não existiria.

O que é DevSecOps?

Quando falamos em DevSecOps, tratamos de esforços proativos para criar softwares mais seguros. Falamos também sobre trabalhar com esse objetivo em mente durante todo o ciclo de desenvolvimento para encontrar e corrigir vulnerabilidades de código antes que elas causem problemas.

O ecossistema de Tecnologia tem mudado constantemente, mas, em um cenário em que cerca de 70% dos códigos em aplicações são de componentes open source ou bibliotecas de terceiros, vulnerabilidades de segurança continuam sendo uma grande ameaça e podem expor dados de clientes e de empresas, causando danos irreversíveis, inclusive à reputação do negócio.

Uma solução DevSecOps integrada ou um fluxo de trabalho que suporte automação pode ajudar os desenvolvedores a identificar se eles estão usando, mesmo que involuntariamente, qualquer biblioteca de código aberto com vulnerabilidades conhecidas, antes mesmo de começarem a codificar o resto dos módulos de um projeto de software.

Por isso a importância de ferramentas e práticas que preencham essas lacunas e que, de maneira inteligente e assertiva, possam ser integradas à esteira de desenvolvimento.

O que é DevSecOps

DevSecOps ajuda a economizar em gerenciamento de recursos

Imagine ter que tomar a decisão de aceitar o risco potencial de segurança para vinte ou mais componentes para um projeto de software de médio a grande porte?

Para gerentes de projeto e desenvolvedores, ter esse conhecimento antecipado e ser capaz de avaliar os riscos pode significar soluções mais seguras desde o início do ciclo de desenvolvimento, ao invés de esperar até depois de um lançamento, quando uma vulnerabilidade pode se revelar uma falha crítica. Na prática, isso significa uma economia enorme em horas-homem e custos de gerenciamento de recursos.

De acordo com um relatório desenvolvido pela IBM e pelo Ponemon Institute no ano passado, o custo médio global de uma violação de dados em 2020 foi de US$3,86 milhões.

Isso inclui uma combinação de custos diretos e indiretos relacionados ao tempo e esforço necessários para lidar com um vazamento, além das oportunidades de negócios perdidas, evasão de clientes por conta da publicidade negativa e multas regulatórias.

A pesquisa também indica que o tempo médio para uma empresa identificar e conter um vazamento de dados é de 280 dias. Consegue imaginar o estrago que pode ser feito nesse período?

Por isso, é importante manter a segurança dos seus produtos digitais. Se você tem dúvidas de como fazer isso, fale com nossos especialistas!

Escrito por: Erick Herdy, Head de Cyber Security

Entre em contato com
nossos especialistas

    NOME*
    E-MAIL*
    TELEFONE*
    SEGMENTO*
    MENSAGEM*

    Ao clicar em enviar, concordo que li e aceito os
    termos de privacidade da Inmetrics