Grande parte da expectativa em relação à estreia do Open Banking no Brasil veio das inúmeras oportunidades de negócios que poderiam ser criadas, transformando positivamente o setor financeiro e gerando ofertas mais satisfatórias para consumidores e clientes.
Novas propostas de valor surgem com o Open Banking
O compartilhamento de dados e informações de usuários possibilitou, ao menos, quatro mudanças importantes:
Mais fluidez para a jornada dos usuários
Abrir uma conta em instituições tradicionais ainda pode ser trabalhoso. Bancos digitais surgiram com alternativas nos últimos anos, trazendo novas experiências, mais simples e rápidas, como abrir uma conta em um minuto, através do celular.
Esse tipo de oferta complementar pode agilizar a experiência do usuário – como, por exemplo, quando se faz a validação dos documentos, reconhecimento facial ou integração com CRM usando o mobile banking.
Entregar uma experiência que contemple a integração dos canais para uma jornada fluída, que mantenha a consistência e continuidade nas conversas entre plataformas, diminui o nível de abandono dos usuários e aumenta o índice de retenção e satisfação dos clientes.
Open Banking é capaz de melhorar a experiência do usuário
Por meio do compartilhamento de dados, o Open Banking pode ajudar instituições financeiras a direcionarem melhor as ofertas que mais se aproximam da necessidade de seus clientes. Há, ainda, a possibilidade de os produtos financeiros serem fornecidos em diversas plataformas, que podem, por exemplo, ser especializadas em um único tipo de produto, como seguros ou empréstimos. O usuário contará com um leque muito maior de escolhas.
Mas, para tudo isso acontecer, é preciso preparar sua plataforma digital para que ela aguente o fluxo de clientes sem falhas e para receber as APIs necessárias para entrar no Open Banking.
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Escrito por: Especialistas Inmetrics.