Open Banking está mudando a maneira como o mercado financeiro opera, impactando diretamente usuários, bancos, fintechs e instituições relacionadas
O Open Banking passou a fazer parte da realidade dos brasileiros em novembro do ano passado, quando teve início a primeira fase do processo de implementação da plataforma. A partir de então, começou a ser estabelecido o compartilhamento padronizado de dados e serviços por instituições financeiras e demais organizações autorizadas a funcionar pelo Banco Central.
A partir da integração das interfaces de programação de aplicativos (API), todo o mercado financeiro pôde adotar uma camada de tecnologia padronizada – uma forma de comunicação fácil para simplificar a portabilidade de dados.
O que significa Open Banking?
Traduzindo literalmente, Open Banking significa banco aberto ou sistema financeiro aberto.
De acordo com o Banco Central, o objetivo é aumentar a competição no sistema financeiro, com a entrada de mais fintechs no mercado para oferecer produtos e serviços a clientes que hoje são atendidos basicamente pelos grandes bancos.
E, partindo do princípio que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições, o Open Banking permite que outras empresas e serviços acessem esses dados – mas somente após a autorização explícita dos usuários.
Como era o sistema financeiro antes do Open Banking
Bancos não tinham acesso aos dados de seus clientes em outras instituições financeiras
Como ele ficou depois do Open Banking
Com a devida autorização, os aplicativos das instituições se conectam a uma interface dedicada e possuem acesso a todos os dados dos clientes
O que isso significa na prática?
- Informações financeiras concentradas em uma única plataforma
- Maior competitividade entre os players de mercado
- Baixa nos juros
- Baixa nas taxas de serviço
- Aumento na qualidade na prestação de serviços
Para mais informações sobre a jornada de implementação do Open Banking, entre em contato com nossos especialistas.
Escrito por: Especialistas Inmetrics.