Inmetrics

Open Delivery: O que é e como impacta plataformas digitais de marketplaces

Open Delivery é a iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que busca padronizar serviços de delivery e a troca de informações entre restaurantes, entregadores e marketplaces que adotarem a tecnologia 

A demanda por serviços de delivery foi uma das que mais cresceu com a pandemia de Covid-19. Como resultado, muitos negócios precisaram se reinventar para sobreviver e a adoção de canais digitais e de serviços de entrega acabou sendo inevitável.  

Mas este é um mercado formado por diferentes agentes: as plataformas digitais e os aplicativos, que operam como um marketplace para quem deseja comercializar as refeições; os bares e restaurantes, que geram toda a oferta de comida disponível; os entregadores, responsáveis por viabilizar a logística de entregas; os sistemas de pagamento; e, por fim, o cliente, que irá fazer o pedido.  

Nesse contexto, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) idealizou a tecnologia Open Delivery, com o objetivo de organizar e padronizar o fluxo de informações entre restaurantes, canais de vendas e sistema de gestão. 

O que é Open Delivery 

Hoje, cada plataforma de delivery atua do seu modo, com os próprios softwares de gestão e tratamento de dados. Para um bar ou restaurante aderir a uma plataforma, é preciso fazer um cadastro e, para atuar em um canal diferente, repetir todo o processo de compartilhamento de informações.  

Essas plataformas não estão integradas entre si, o que torna tudo muito mais complexo o ecossistema de empresas que atuam com entrega de comida em termos de dados de pedidos, cardápios, endereços de entregas e formas de pagamento. 

O modelo chega para padronizar esses fluxos de informações. Dessa forma, todos os dados de cardápios e pedidos seriam uniformizados e as solicitações dos clientes recebidas em um único canal de forma eficiente.   

Na prática, os pedidos e o relacionamento com os parceiros se darão por um único software de gestão, organizando o fluxo de solicitações e de produção e, por fim, acionando o entregador, para que o cliente receba a sua refeição. 

O que muda para as plataformas digitais com o Open Delivery 

O Open Delivery propõe que todos os marketplaces que adotarem a padronização estejam conectados.  Por isso, os softwares que aderirem ao modelo terão uma vantagem de operação e de comodidade relevante: todas as atualizações de preço e cardápio serão feitas a partir de uma única plataforma.  

O Open Delivery viabilizará o compartilhamento de dados por meio de APIs, configurações que permitem a integração dos sistemas com segurança e que facilitam o intercâmbio de informações.  

A ideia é que, a partir da integração dessas Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs, na sigla em inglês), o mercado de delivery adote uma camada de tecnologia padronizada – uma forma de comunicação fácil para simplificar a portabilidade de dados.  

Do ponto de vista técnico, o Open Delivery poderá trazer ganhos de tempo e custos às plataformas digitais, pois pretende deixar as comunicações mais fluidas e transparentes, permitindo a conexão imediata com os softwares PDV e ERP do mercado, sem demora na negociação de APIs.  

Isso pode reduzir os gastos e diminuir o tempo de desenvolvimento, evitando problemas contínuos de atualização e manutenção de protocolos. 

Como o Open Delivery impacta usuários e restaurantes  

Ao padronizar o fluxo de troca de informações, o Open Delivery deverá: 

  • Poupar tempo e facilitar a conexão de bares e restaurantes às plataformas digitais; 
  • Organizar a relação entre empresas de logística, tecnologia e meios de pagamento;  
  • Reduzir a ineficiência no ambiente de delivery, como perdas de pedidos ou demora na entrega. 

O Open Banking também torna o mercado mais competitivo e abre espaço para que novas empresas de marketplace ganhem destaque. E esse novo cenário poderá trazer mais produtividade e eficiência para o mercado de delivery.  

No fim das contas, os clientes são os que mais ganham, já que poderão contar com mais opções de restaurantes, em mais canais de compra. E, possivelmente, com uma oferta maior e mais inovadora de experiências de consumo.   

Prepare sua plataforma digital para o Open Delivery

Agora, mais do que nunca, a experiência do cliente deve se tornar uma prioridade para empresas de marketplace. Dessa forma, é importante otimizar os requisitos de performance que garantem que a experiência através de sua plataforma seja a melhor possível. 

Para mais informações sobre como garantir a qualidade de suas APIs ou estratégias que podem te ajudar a proporcionar a melhor experiência aos seus usuários, contate nossos especialistas.