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6 medidas para preparar sua plataforma para Black Friday 2022

quadro escuro escrito 6 medidas para otimizar sua plataforma para a black friday

A Black Friday 2022 está chegando, então é hora de começar a pensar sobre a estratégia ideal para que suas plataformas digitais possam suportar os picos de vendas, sem deixar de oferecer a melhor experiência aos seus clientes

A Black Friday 2022 será no dia 25 de novembro, em 2021 foi considerada a mais digital de todos os tempos, gerando um faturamento 5,8% maior em relação ao ano anterior em compras realizadas via e-commerce, segundo a Neotrust.

No ano passado, a data foi marcada pela estreia do WhatsApp Pay e pela alta do PIX como meios de pagamentos e transferências instantâneas, já a Black Friday 2022, segundo especialistas, poderá ser impulsionada no varejo pela Copa do Mundo, 56% dos consumidores confirmam que vão comprar algo relacionado ao tema, de acordo com uma pesquisa da Behup.

Segundo o relatório da Nielsen eBit, os e-commerces em 2021 faturaram um total de R$ 4,2 bilhões, com 5,6 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 753, e para a Black Friday 2022, 50% dos consumidores já afirmaram que pretendem comprar alguma coisa, em comparação a 47% do último ano (FONTE: Behup).

Black Friday 2022: o que as empresas podem esperar?

Com a mudança no comportamento dos clientes, é preciso focar em canais de venda on-line e trabalhar com antecedência para garantir que eles não irão falhar diante de um possível aumento exponencial de acessos.

Isso significa que a Black Friday de 2022 deverá priorizar a experiência digital dos clientes e, mais do que nunca, será preciso estar preparado para cativar o consumidor durante toda sua jornada de compra, do online ao presencial.

O desempenho do processamento das transações é característica fundamental dessa experiência digital dos usuários do seu site ou aplicativo. Segundo pesquisa da Unbounce, 70% dos entrevistados admitem que desistem de compras pela lentidão no e-commerce. Além disso, um aumento de apenas 1 segundo no tempo de resposta de sua aplicação pode significar uma perda de 7% na taxa de conversão.

Como se preparar para a Black Friday 2022? Veja 6 dicas!

Para negócios que buscam ótimos resultados na Black Friday, agora é a hora de identificar falhas que impactam a conversão e a experiência do usuário. Pois é a estrutura do ambiente de TI que dará suporte às promoções e campanhas do marketing e da área comercial para impulsionar acessos e vendas. 

Dessa forma, é importante otimizar os requisitos de performance que garantem que a experiência através de sua plataforma seja a melhor possível.

Para preparar seus ambientes de TI para ocasiões de alto tráfego é preciso pensar na resolução de problemas de desempenho, na otimização da experiência do usuário em toda sua jornada e na prevenção de falhas de segurança.

1) Invista nas ferramentas certas

Existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a gerenciar e otimizar a performance de sua plataforma. Suítes inteiras de Application Performance Management (APM), monitoração sintéticas e Real User Monitoring (RUM) são fundamentais para entender o comportamento de seus usuários. Como você está monitorando a atividade do usuário final hoje? E o mais importante, se você está monitorando, está tomando alguma ação com base nesses dados? Só a monitoração não resolve o problema.

2) Crie Baselines do comportamento de seus usuários

Determine os fluxos que impulsionam seus negócios e que serão críticos em dias de picos de acesso. Essas informações podem ser usadas para configurar testes e simular a experiência do usuário em diferentes dispositivos, redes, conexões e locais.

3) Combine testes, potencialize resultados

Preparar uma plataforma para dias de pico de acesso envolve tanto a análise do desempenho do back-end, como também com a experiência do usuário à medida que a carga do site aumenta, o que está relacionado a performance do front-end.

Dedique-se à revisão da jornada do cliente e garanta que a experiência com o PIX ou com o WhatsApp Pay através de sua plataforma seja a melhor possível.

4) Revise configurações de segurança

Falhas de segurança em sua plataforma podem ser exploradas, o que compromete os dados de seus clientes e afeta indicadores de performance e disponibilidade. Esse tipo de brecha também pode causar prejuízos financeiros e danos à reputação de sua marca.

5) Faça as adaptações necessárias

Ao adotar o PIX ou o  WhatsApp Pay, épreciso levar em consideração possíveis atualizações ou otimizações em sua plataforma digital. Certifique-se de seguir as recomendações técnicas para implementá-los, e teste exaustivamente os cenários mais importantes.

6) Estabeleça um plano de contingência

Apesar de seus melhores esforços, ainda é possível que seu ambiente de TI enfrente um evento imprevisto em um dia de picos de acesso. O que você vai fazer se sua plataforma ficar lenta ou travar? Não deixe de pensar em um plano de negócios direcionado aos usuários e em um plano técnico para colocar seu ambiente de TI de volta nos trilhos o mais rápido possível. Abuse da elasticidade que a nuvem te oferece, mas garanta que sua aplicação está preparada para tal.

Como você irá preparar sua plataforma para a Black Friday?

Tenha em mente que todo esse trabalho deve ser feito com antecedência para que você possa tomar as decisões corretas e tenha tempo para implementá-las. E se seu serviço é multicanal, lembre-se se validar todas as entradas, incluindo aplicativo, site, chatbot etc. Só assim você estará preparado e com um plano adequado para cada um deles.

A Inmetrics oferece soluções completas em testes de performance, com início rápido, comunicação eficiente e investimento acessível.

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