Open Banking: prepare sua plataforma digital

Open Banking prepare sua plataforma digital

O Open Banking viabiliza o compartilhamento de dados de clientes e de serviços entre instituições financeiras – regulamentadas pelo Banco Central e que estejam participando da iniciativa.  

Isso ocorre por meio de APIs, configurações que permitem a integração dos sistemas com segurança e que facilitam o intercâmbio de informações.  

As APIs permitem que desenvolvedores de outras empresas de tecnologia criem aplicações e serviços que possam funcionar em conjunto com os dados das instituições financeiras. Esta é uma maneira de fazer com que esses sistemas sejam integrados, viabilizando o compartilhamento de dados e a realização de transações automatizadas e seguras. 

Com o Open Banking, caberá ao usuário a decisão de autorizar ou não o compartilhamento de seus dados. A expectativa é que, a partir dessa integração de informações, haja mais liberdade para buscar serviços adequados ao seu perfil de consumo e com custo menor. 

Instituições obrigadas a participar do Open Banking 

As demais instituições podem aderir ao Open Banking, desde que sigam o princípio da reciprocidade. Ou seja, desde que também exponham os dados de seus clientes – depois de expressa autorização.  

Acesso seguro às informações é prioridade do Open Banking  

As diretrizes do Banco Central são claras em relação ao acesso seguro. A expectativa em relação às regras do Open Banking se baseia em um modelo restritivo, elaborado através da padronização de alguns fatores. Por meio dele, será possível definir os tipos de plataformas que poderão requisitar os dados, a linguagem de programação da API e outros detalhes. 

Prepare sua plataforma digital para o Open Banking  

Para mais informações sobre a jornada de implementação do Open Banking, contate nossos especialistas.