Por que devemos incentivar a participação de mulheres na Tecnologia?

Há seis anos, o dia 11 de fevereiro foi estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O objetivo é celebrar os feitos de mulheres na área e encorajar as gerações mais novas a buscarem carreiras científicas e tecnológicas.

Segundo a Unesco, há somente 28% de pesquisadoras e cientistas mulheres no mundo. No mercado de Tecnologia brasileiro, o número é ainda mais expressivo: hoje as mulheres representam apenas 20% dos profissionais de TI, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é uma questão cultural. Na maioria das famílias, ainda na infância, meninas não são incentivadas a se interessarem por Ciência e Tecnologia. Enquanto meninos ganham brinquedos mais desafiadores, como foguetes e kits de alquimia, sonham em ser astronautas e são ensinados a arriscar sempre, garotas são presenteadas com bonecas, panelinhas, brincam de ser mães ou professoras e são ensinadas a serem doces, delicadas e gentis. Assim, crescem acreditando que tecnologia, matemática ou programação não são caminhos possíveis para elas. 

Para enfrentar esse cenário, um dos primeiros desafios é derrubar estereótipos, como, por exemplo, aqueles que ligam a ciência à masculinidade e expor as gerações jovens a modelos positivos de engenheiras, cientistas e pesquisadoras. Até porque, em uma sociedade cada vez mais dependente da Tecnologia, formar mulheres programadoras ou desenvolvedoras e inseri-las no mercado de trabalho é fundamental para combater a desigualdade de gênero.

Quando uma mulher apoia outra, a empatia se faz presente, histórias são transformadas e todas se fortalecem 

Também é importante apoiar a carreira de mulheres cientistas e pesquisadoras, promovendo o acesso de mulheres à educação, treinamentos, especializações e empregos na área. Ao fomentar um cenário de diversidade e inclusão em áreas de estudo e desenvolvimento tecnológico, trazemos novas perspectivas, habilidades e criatividade para pensar as questões do meio. Além disso, quanto mais diversas forem as equipes nas empresas, mais completas serão as soluções criadas.

Outro ponto, que pode até não ser óbvio para alguns, é que grande parte das imagens relacionadas à ciência e a tecnologia presentes no cotidiano são predominantemente masculinas. No entanto, a ida do homem à lua, a criação do Wi-Fi e até os serviços de buscas online, por exemplo, não poderiam ter acontecido sem a contribuição de mulheres. 

A mudança é gradual, lenta e árdua, e precisa de incentivos de todos os lados para que possa fazer uma diferença real na vida de milhares de mulheres, gerando uma transformação verdadeira no campo da Tecnologia. Vamos juntas?

Saiba mais sobre as contribuições das mulheres para a ciência e tecnologia 

Aprender sobre as muitas mulheres pioneiras que contribuíram para nossa sociedade por meio da ciência é libertador. Pesquise sobre elas, busque livros e filmes que contam suas histórias e não deixe de compartilhar o que você aprendeu. 

Incentive mulheres a buscarem sua paixão acadêmica 

Conhece uma jovem interessada em Ciência e Tecnologia? Incentive-a a perseverar! Muitas vezes, elas deixam de lado suas paixões por não serem apoiadas a seguirem novos caminhos. Além disso, no setor de TI, mulheres ainda estão em menor número que os homens, e suas habilidades e ambições podem ser subestimadas, o que alimenta a chamada síndrome do impostor. A Associação Americana de Psicologia (APA) a define como “um medo abrangente de descobrir não ter o que é preciso”. Esse sentimento pode ser acompanhado de ansiedade e depressão.

Conecte-se com uma rede de apoio 

Há diversas organizações que buscam diminuir lacunas de gênero na Ciência e na Tecnologia. A TheFemTech, por exemplo, tem como missão viabilizar a troca de experiências entre mulheres para a construção de um futuro de sucesso na área de TI, gerando inclusão e equidade no mercado de trabalho.

É hora de criar oportunidades 

É importante apoiar e incentivar mulheres de qualquer idade e estágio de suas carreiras a crescerem dentro da área de Tecnologia. Não podemos perder nenhum talento – encontrar e manter mulheres que gostem e sejam qualificadas em tecnologia é importante para todos. 

 

Escrito por: Patricia Batagello, Diretora de Plataformas Digitais Inmetrics Soluções Digitais. 

Entre em contato com
nossos especialistas

    NOME*
    E-MAIL*
    TELEFONE*
    SEGMENTO*
    CARGO*
    TAMANHO*
    TEMPO DE VIDA DA EMPRESA*
    MENSAGEM*

    Ao clicar em enviar, concordo que li e aceito os
    termos de privacidade da Inmetrics