API Open Banking: saiba quais são as vantagens da integração

API Open Banking: saiba quais são as vantagens da integração

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, começou em fevereiro de 2021 e, desde então, algumas dúvidas ainda pairam sobre o assunto.

Como irá funcionar a integração com as instituições financeiras? É necessário ter uma infraestrutura específica para isso? O compartilhamento de dados é realmente seguro dessa maneira? Essa são algumas das perguntas que podem surgir com essa movimentação.

Com o intuito de garantir que toda troca de informações entre as instituições financeiras participantes aconteça de forma segura e dentro do que foi previsto pela Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), a integração do Open Banking será feita através de APIs.

Mas, você sabe o que são APIs?

Leia também: Open Banking: o que é e como funciona?

O que são APIs?

Application Programming Interface  (API), que significa Interface de Programação de Aplicativo em português, é um conjunto de padrões de programação que permite que duas ou mais plataformas sejam capazes de se comunicar de maneira simples, prática e segura.

Através da integração de APIs é mais fácil garantir que a troca de dados entre dois sistemas com segurança, já que elas os interligam sem a necessidade de um intermediário.

Por exemplo: toda vez que você acessa um site, o seu navegador só consegue mostrar as informações porque está “conversando” com a API do servidor no qual a página está hospedada.

As APIs também podem ser abertas, ou seja, outras pessoas e sistemas também conseguem acessá-las para obter informações.

Empresas de tecnologia, por exemplo, são famosas por terem APIs abertas. Vários sites usam essas APIs para criar formas mais rápidas de cadastro e é por isso que é possível fazer login em alguns sites utilizando algum perfil de redes sociais, como o Facebook.

API Open Banking: quais são as vantagens?

A regulamentação PSD2 (Payments Services Directives 2), criada pela União Europeia em 2018, determinou que os bancos utilizassem APIs abertas para que fosse permitido o compartilhamento dos dados dos clientes. E, a proposta do Open Banking é exatamente essa, que o mercado financeiro trabalhe com APIs abertas.

Mas, você sabe quais são as vantagens dessa integração da API Open Banking? Confira três vantagens abaixo:

1. Sistema unificado

Sem as APIs, ficaria inviável o compartilhamento de informações entre os integrantes do sistema financeiro que participam do Open Banking. Isso porque as instituições usam sistemas diferentes, e nem sempre eles são compatíveis entre si

Cada banco, empresa, fintech ou operadora de cartão continua tendo autonomia para desenvolver os produtos que quiser, com a tecnologia que escolher e adotando todos os procedimentos de segurança. A diferença é que passa a existir uma forma padronizada de conversar.

2. Compartilhamento de dados mais seguro

Com as APIs, não é necessário ter um intermediário durante o compartilhamento de dados entre os sistemas. Com isso, as transações se tornam mais seguras, rápidas e práticas tanto para as instituições financeiras quanto para os clientes.

3. Acesso a todos os benefícios de um banco aberto

Para os usuários, as APIs Open Banking vão permitir obter todos os benefícios de um banco aberto. Isso porque, nesse novo cenário, as fintechs se concentram muito mais em melhorar a experiência do usuário.

Leia também: Open Banking e experiência do usuário: como otimizar sua plataforma digital

Como integrar a API Open Banking ao seu negócio?

A implementação da API Open Banking no seu sistema pode ser mais fácil do que imagina. A Inmetrics, por exemplo, tem uma solução que pode te ajudar. O Integrate é uma API desenvolvida e pronta para ser utilizada nos moldes plug and play que pode ser facilmente integrada ao aplicativo das instituições financeiras.

Além da solução ser implementada de forma fácil, rápida e segura no seu sistema, não é necessário ter uma infraestrutura específica para suportá-la.

Um dos seus diferenciais é que essa API Open Banking da Inmetrics pode vir acoplada à uma webview, com o front das telas do fluxo do Open Finance pronto e personalizável. E, por fim, ela é atualizada conforme regulamentações do Banco Central e mercado.

Para saber mais detalhes sobre o Integrate, fale com nossos especialistas!

 

Entre em contato com
nossos especialistas

    NOME*
    E-MAIL*
    TELEFONE*
    SEGMENTO*
    MENSAGEM*

    Ao clicar em enviar, concordo que li e aceito os
    termos de privacidade da Inmetrics